sábado, 26 de julho de 2008

XXVIII

Olá, pessoal! Estou postando o último texto que eu fiz, pelo menos até a data dessa postagem, é claro. Ele está sem título porque eu não consegui pensar um para nomeá-lo... fazer o quê, não é? A vida é assim mesmo. Espero que vocês gostem, tá certo? Vou ver se dou uma pausa em escrever pra postar alguns dos meus textos mais antigos... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Obrigado pela atenção e pela sua visita. Divirtam-se...


Fortaleza, 21 de julho de 2008.


Já é noite. Voltei do trabalho. O 13º Congresso da UMAADECE acabou. A Larice foi embora. E eu, como sempre, estou aqui, confuso e sozinho... perdido em meus pensamentos. Fazer o quê, não é? Penso em Jesus, penso em minha vida... penso em tudo e em nada ao mesmo tempo. Minha mente é um paradoxo. Eu não passo de um louco, pirado da cabeça, que anda bem vestido (às vezes) e que tenta escrever. Eu sou tão maluco que, de uns dias pra cá, venho sempre pensando, basicamente, sobre um mesmo assunto. Isso não sai da minha cabeça.


Dizem que, pra cada decisão que tomamos, há um preço a ser pago. É o que a Bíblia ensina como a “Lei da Semeadura”: você colhe o que você planta. E, como dizem, ninguém escapa dessa lei. Ninguém. E é verdade mesmo. Que eu saiba, eu nunca consegui escapar. A Bíblia também chama esse preço que temos de pagar de cruz. Nós temos várias cruzes para levar durante a nossa vida. Cruzes leves, cruzes pesadas, mas todos as temos.


Acho que o meu problema de coluna é devido ao peso que as minhas têm. Algumas são tão leves que nem as percebo. Já outras são tão pesadas que, às vezes, me fazem rastejar e arrastar o meu rosto no chão, só para me lembrarem de que continuam comigo. Mas, se eu pensar bem, acho que posso resumir tudo desse jeito: o homem, qualquer um, possui dois grandes preços que tem de pagar: o preço de seguir ao Deus (no caso do Deus Verdadeiro) ou ao deus (nos casos dos deuses por aí) que ele serve e o preço de ser quem ele é.


No caso do cristão, esses fardos, em muitos pontos, se confundem, pois Deus, através da Sua Santa Palavra, determina como nós devemos proceder, e esses procedimentos acabam se tornando parte integrante de nossos caracteres. Todavia, nem tudo é dor e sofrimento. Ser quem você é e servir a Deus tem seu lado bom. Se eu não fosse de Deus eu não teria tido a honra e a satisfação de, nesse congresso, ter visto paralíticos andarem, cegos enxergarem, surdos ouvirem e dezenas de pessoas aceitarem a Jesus. Só conhece o prazer de ser crente quem, verdadeiramente, o é!


Embora o preço que nós paguemos por ser quem somos seja alto, ainda assim ele não consegue superar as alegrias, os benefícios e o prazer de sermos nós mesmos. Defeitos, é claro que os temos e, certamente, temos de corrigi-los, pois sofremos através deles também. Todos nós somos um pouco loucos, por mais que muitos queiram esconder isso. Cada um de nós é um pouco sério e um pouco engraçado, um pouco mocinho e um pouco vilão, um pouco introvertido e um pouco extrovertido, um pouco sábio e um pouco ignorante, um pouco romântico e um pouco rude... um pouco carne e um pouco espírito. É importante reconhecer isso.


Contudo, mais importante ainda é saber que, mesmo sendo um pouco de tudo, nós devemos procurar o que é melhor para nós. Eu não quero ser vilão, ignorante e rude. Eu quero ser mocinho, sábio e romântico. Jesus nos ensina que somos carne e espírito, mas Ele também nos ensina que devemos andar nos espírito e sujeitar a carne. Sem percebermos, Jesus nos ensina a escolher o melhor para nós, porque, na verdade, nossa vida é feita de escolhas.


Eu escolho servir a Deus, eu escolho ser quem eu sou, eu escolho que faculdade cursar, onde trabalhar (na medida do possível, é claro), quando casar, o que falar, o que comprar... eu escolho quase tudo. Só não consigo escolher de quem gostar, mas, como alguns amigos já sabem, eu venho pedindo a Deus pra deixar eu me apaixonar somente por aquela que virá a ser minha esposa. Então, por mais que me doa estar sozinho e não gostar de ninguém, em parte, eu escolhi assim e creio que Deus vai honrar a minha escolha me concedendo um excelente casamento.


Se a vida é feita de escolhas, você também, assim como eu, deve decidir o que é melhor para você. Quais serão as suas diretrizes, suas convicções, seus conceitos? Vale a pena sofrer por eles? Você quer, realmente, servir à Deus? Vale a pena o sacrifício de deixar Deus controlar a sua vida?


“Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal... Os céus e a terra tomo hoje por testemunha contra vós, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição: escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua semente.”

(Dt. 30.15;19)


“...escolhei hoje a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais: porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” (Js. 24.15)


É você quem escolhe se quer ser feliz ou não. Com certeza, teremos felicidade plena e completa quando estivermos no céu com o Senhor, mas, no fim das contas, o que é felicidade? Nem mesmo eu sei conceituar. Eu acho que, pra mim, ser feliz é servir a Deus e ter meu nome escrito no Livro da Vida. Ser feliz é estar bem consigo mesmo e, mesmo em meio às tribulações, aos sofrimentos, às críticas, às cruzes... mesmo em meio à tudo, ter alegria e paz.


Ainda sou muito novo e cheio de defeitos. Sou um tanto inexperiente e sofro com o peso que tenho de levar. Mas, apesar de tudo, se eu escolhi ser quem sou, é com prazer que luto e sofro por Jesus e por aquilo em que eu acredito. Ser feliz é ter consciência de tudo isso e ainda ter força o suficiente para encher os pulmões e dizer: Eu Sou Feliz!!!


Se eu sou feliz? Ah! Eu sou muuuuuuuuuuuuuuuito feliz! Você é?


Abraão Costa Gusmão.

7 comentários:

Unknown disse...

ótimo........sim eu tbm sou feliz aesar das cruzes!!!!!!!!abraçuh

Unknown disse...

ótimo!!!!!!.....eu SOU MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOo FELIZ,pois no longo caminho da vida pude encontrar pessoas maravilhosas ,então surgiu uma linda amizade que so mim fez ser mais feliz e mim motivou a mais pra viver!!!!claro!!cruzes sempre ha de existe...
bjokas!!!!

Adelaide Lima disse...

UM TEXTO BEM ESCRITO E RICO, UM CONTEÚDO PROFUNDO E INQUIETANTE, PARABÉNS...SÓ UMA CURIOSIDADE, O QUE O LEVA A CHAR QUE O DEUS QUE VC SEGUE NÃO É O MESMO, OU É O CERTO EM RELAÇÃO AO DEUS QUE OUTRAS RELIGIÕES APRESENTAM?, AO QUE ME CONSTA DEUS EXISTE APENAS UM, OS CAMINHOS PARA BUSCA-LO É QUE SÃO NUMEROSOS.

Abraão Costa Gusmão disse...

COMOMELHORAROMUNDO, me add no msn pra gente conversar...

abraaogusmao@hotmail.com

Me add q eu lhe explico...

=D

Unknown disse...

Grande abraão meu maestro;;;

Lindos textos!!!=D

Jessi disse...

Esse é o dilema o qual precisamos enfrentar todos os dias.. renunciar nossa felicidade em prol de um futuro que Deus tem nos preparado.. Nem todos tem "peito" o suficiente pra levar sua cruz e esperar em Deus :T
Ótimo texto, direto e verdadeiro

Unknown disse...

...pois é Kita, mas por+ difícil q seja renunciar aquilo q nos parece ser um futuro feliz, é imprescindível q o façamos...nós(humanos) não entendemos nada...só Deus tem a boa ,a gradável e perfeita vontade, por isso, descansemos em seus braços e sejamos felizes!!!! =)