quinta-feira, 17 de julho de 2008

XVII - Um Pouco de Mim

Pois é! Aí vai mais um texto meu pra vocês. Esse fala um pouco de mim na época em que eu o escrevi, há mais de 1 ano. Espero que vocês gostem. Na verdade, espero que visitem meu blog porque gostam da leitura, e não porque eu os fico chateando pelo msn pra entrar aqui, ler e comentar... É um prazer postar meus textos aqui. Boa leitura e muito obrigado pela visita. A gente se vê!


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Fortaleza, 28 de junho de 2007.

Eu sou Abraão Costa Gusmão, tenho 20 anos de idade e estou cursando o 5º semestre de Publicidade e Propaganda, na UFC (Universidade Federal do Ceará). Quem sou eu? Isso nem eu mesmo sei. Talvez leve a minha vida toda para me conhecer. Talvez.

Hoje, particularmente, estou me sentindo a pior pessoa da Terra. Sabe aqueles dias em que a gente acorda na fossa total? Estou em um, mas a vida é assim mesmo. Então, a gente vai pedindo graça a Deus para continuar vivendo. Você vai acabar achando esse texto um pouco melancólico, mas isso é inevitável, já que o estou escrevendo justamente hoje.

Nasci quando meus pais já eram salvos. Passei toda minha vida na igreja. Já ouvi histórias de quando eu era pequeno que até a mim me fazem rir. Eu era muito doido mesmo. Desde que me entendo por gente eu gosto de cantar. Desde que eu era muito pivete. Odiava fazer jograis. Odiar mesmo não, mas morria de medo. Vai se eu esquecesse alguma coisa? E logo eu, que tenho problemas de memória... Mas ainda cheguei a fazer alguns, e algumas peças também. Bons tempos aqueles.

Cantei em alguns conjuntos quando era criança. Lembro-me da Escola Bíblica de Férias, a vulgo EBF, o divertimento das crianças da época. Na verdade, ser criança é muito bom. Passar de ano na “escolinha” é muito fácil, não ter preocupação nem problemas, não ter de trabalhar... Só as peias de vez em quando por se danar demais.

Mas a gente cresce. Depois do Edonitas, o conjunto dos pivetes (o das pivetas era o Filhas de Sião, atual Filhos de Sião, que agora é misto), fui parar no Unidos de Sião, nos bons tempos da Eva e da Fabrícia, as regentes. Ainda hoje estou no conjunto, hoje como segundo regente, e tal.

Hoje estou bem nostálgico, não? Pois é!

Tive meus tempos de revolta quando saí do Unidos de Sião por querer imitar uns caras que só davam mau exemplo. Meses depois acabei voltando. Uma vida de revolta não era pra mim.

Uns anos após entrar no Unidos, também fui para o Gersonitas, o conjunto de rapazes. Acabei saindo para, supostamente, ter mais tempo para estudar e descansar, não necessariamente nessa ordem. Isso foi no ano de 2004, em que eu fazia o 3º ano. Eu era novato no Ari de Sá e fui o melhor da sala o ano inteiro. Acabei passando em 39º para Administração na UECE (Universidade Estadual do Ceará) e em 13º para Publicidade e Propaganda na UFC. Passar no vestibular de primeira foi a glória! Tempos depois voltei para o Gersonitas.

Quando o Alysson, meu irmão, assumiu por um tempo o coral, eu fui ajudá-lo e nunca mais saí. Hoje sou o regente do coral, pela graça de Deus. Também já me tornei Auxiliar da minha igreja. Lembro-me como se fosse hoje.

* * *

Você pode achar que eu escrevi tudo isso para me gabar, me “amostrar”, me exibir ou algo do tipo. De uma coisa eu sei: eu não seria nada do que eu sou se não fosse o Senhor. Tem gente que sente inveja de mim, e tal, e que acha que eu me acho, que eu só quero ser “O Cara”... Aí eu faço uma pergunta: Quem sou eu? Quem sou eu para ser ou poder alguma coisa? Quem é você para se achar alguma coisa? Quem somos nós para exigirmos alguma coisa? Eu não sou ninguém. Você não é ninguém. Nós não somos ninguém. Somos todos iguais. Viemos do mesmo pó e ao mesmo pó voltaremos.

Por acaso eu sou mais pó que você? Por acaso Deus cuspiu mais em mim do que em você quando me fez? Não.

De vez em quando é bom a gente parar e dar uma olhada no rumo que nossa vida está tomando. Muitas vezes nos acomodamos em nossos caminhos e esquecemos que Deus quer um pouco mais de nós. Muitas vezes nós sabemos o que devemos fazer, mas não temos força para fazer, e isso nos deixa muito mal. É um pouco disso o que está acontecendo comigo. Eu sei que eu posso ser mais do que eu sou, em todos os sentidos, mas, às vezes, me faltam forças. Às vezes, nós lutamos tão pouco pelo que queremos!

É aí que vemos o quanto somos pequenos. Quem somos nós para querermos chegar tão longe? O que nós podemos fazer? Nada... É aí que notamos a nossa total dependência de Deus. Ele mesmo já dizia: “Sem mim, nada podeis fazer.” E a sua Palavra já dizia:

“Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez.”
(Jo. 1.3)

O que nós precisamos é do Senhor! Precisamos pedir graça e força a Deus para podermos continuar caminhando. Sem Ele, nós não somos nada.

Tudo o que eu fui e tudo o que eu sou, foi o Senhor quem me deu, mesmo sem eu merecer nada. O que eu serei, Deus o sabe. Você também só é o que é porque Deus permitiu. Não vamos ter inveja de ninguém, pois Deus já tem um plano para a nossa vida, e Ele já o está executando, e, se nós confiarmos, tudo vai acontecer para que nós sejamos felizes, mesmo que os outros pareçam ter mais do que nós.
Tudo é uma questão de buscar mais e mais ao Senhor. Eu estou precisando urgentemente tomar vergonha na cara e buscar mais ao Senhor, e você? Vamos viver a nossa vida e deixar quieto quem Deus está exaltando. Não se estresse tentando usurpar aquilo que é do outro, mas peça para Deus cumprir os Seus planos em sua vida.

Agora eu já estou me achando uma pessoa melhor. Estou saindo da fossa! Graças a Deus por isso.

Sinceramente, eu não sei se você vai gostar desse texto. Alguém aí pode desconsiderar totalmente o que eu disse e continuar me achando um exibido e orgulhoso, sei lá!

Eu só sei que não sei quem sou, mas sei que sou igual a todo mundo e que Cristo nos ama! Vamos procurar ser o que o Senhor quer que nós sejamos e pronto!

Eu sou assim, eu acho...

3 comentários:

Jessi disse...

É vero.. não conseguimos ser os melhores a nossa vida toda, mas sem Deus isso se torna pior ainda.. Todos nozes deveríamos reconhecer isso.
E foi mal ai viu, 1º lugar da sala.. kkkkkkkk, brincadeira ;D
É a vida né, uns já nascem privilegiados intelectualmente ;x =+
Bj

Unknown disse...

Hum...aprovado!
O motivo da aprovaçãoé quando você explicou que nós devemos buscar o que é nosso sem usurpar ou ter inveja do que é do outro, pois pra cada pessoa DEUS tem um plano diferente e logicamente quem busca mais com certeza tende a receber mais...Parabéns Gusmão!adoro seus texto...Paz do Senhor!

Unknown disse...

olha eu de novoooo!!!!!

Pois é Braaumzaum,penso assim tbm...aliás,nossa vida é meio parecida né?A única coisa diferente é q eu não passei AINDA no vestibular =( mas Deus sabe todas as coisas...ah sim...e tbm nunk fui a primeira da sala,não tenho tanta competência assim...enfim, Deus é o Senhor das nossas vidas e cabe a nós procurarmos a cada dia, mais intimidade com Ele, assim, vamos aprender a sonhar os Seus sonhos e depois disso...nenhum mal nos sucederá, praga nenhuma chegará a nossa tenda... e se bebermos alguma coisa mortífera não nos fará dano algum...OH GLÓRIA!!!
Eita,hj eu me empolguei!!!!

bjs =***