terça-feira, 26 de agosto de 2008

XXV - Refletindo Sobre Mim

Fortaleza, 02 de julho de 2008.


Primeiramente, oi! 12 e 15 da madrugada e, após uma conversa com os familiares, eu tive de me sentar à mesa e escrever. Hoje, inevitavelmente, trarei à tona assuntos que já foram abordados em outros textos. Talvez vocês... não! Certamente vocês conhecerão um pouco mais de mim. Quem é esse Abraão que tanto vos escreve? Será se ele tem resposta pra tudo? Terá ele opiniões formadas sobre todos os assuntos?


... ... ...


É com um pouco de melancolia, quem sabe até tristeza, que começo a conversar com vocês. Eu já lhes falei, pelo menos para aqueles que já leram todos os meus textos, que eu não tenho resposta pra tudo, opinião formada sobre tudo. Hoje eu me sinto imperfeito. Sinto-me igual a vocês, o que, na verdade, é verdade: eu sou igual a todos vocês. Somos iguais e somos diferentes. Não que eu me ache superior a qualquer um de vocês, porque a própria Bíblia nos ensina a considerar o nosso irmão, ou no nosso próximo, maior do que nós mesmos.


Contudo, hoje eu vim me expor, literalmente. Vim com o intuito de mostrar a vocês o quanto eu sou imperfeito... sabe, têm horas que eu sofro por ser como sou. Sofro por ser tão fechado com as pessoas: por ter muitos colegas, mas poucos amigos. Sofro por ter uma imensa dificuldade de cultivar uma amizade. Sofro por tentar defender e viver minhas próprias convicções.


Sabe aquele dia em que você acorda na “fossa” e tudo o que de pior aconteceu na sua vida vem à sua mente? Têm dias em que acordo assim. Geralmente, gosto do jeito que sou e do jeito que vivo, mas, às vezes, os malefícios de ser esse Abraão que todos conhecem vêm à tona de uma forma tão violenta que... ah! Só Jesus sabe...


Têm dias em que me sinto só, mesmo com tantas pessoas ao meu redor. Sempre dou um “olá” ou um “A Paz do Senhor” pra todo mundo, mas falta um vínculo mais forte, uma relação de confiança mútua... uma amizade. Desde criança eu sou assim: colega de todos, mas amigo de poucos. Talvez eu tenha crescido agindo assim como forma de me defender emocionalmente, sei lá. Talvez para não sofrer tanto caso alguém me magoasse. Hoje, todo mundo conhece o Abraão que louva, que é auxiliar. Sabem meu nome, conhecem minha família, mas nunca tiveram contato com o Abraão que existe dentro dessa pele, dentro desse rosto, por trás desta carne, destes ossos: da parte de mim que mora no meu coração, no profundo da minha mente. Eu sou o Abraão que todos conhecem? Sim, é claro que sou. Contudo, eu não sou somente isso que vocês vêem: eu sou muito mais.


Eu não sou tão perfeito quanto pareço, se é que eu pareço. Tenho meus medos, minhas dificuldades, meus problemas, minhas pirações... e quem não tem as suas? Existem coisas que eu sei que é errado fazer e não as faço, mas, às vezes, dá uma vontade! É isso o que a Bíblia chama de tentação, eu acho. Tipo “ficar”. Já soube de tanta história de tanto fulano que ficou com cicrano, ou sicrano, sei lá! Ou beltrano que amassou fulano... tem vez que dá vontade de saber como é, de experimentar... e eu sofro com isso, sabe? Talvez eu esteja na luta que Paulo relatou em Romanos 7, 19-20:


“Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim”.


Pelas minhas convicções eu luto. Sofrer por elas é inevitável. Quanto a me abrir com as pessoas, a tentar mostrar quem eu sou, eu estou tomando providências. Escrever é uma delas: mostrar o que eu penso da vida, do mundo e das coisas de Deus. Eu me deixo conhecer a cada texto, pedaço por pedaço, característica por característica.


Eu sou como você, cheio de dúvidas e certezas, questionamentos e opiniões, inseguranças e forças... eu sou humano. Mas, ao contrário de tantos que se deixam derrotar pelo caminho, eu quero viver! Quero melhorar a cada dia: aprender com minhas falhas e me aperfeiçoar. Mesmo tendo medo de magoar as pessoas (talvez seja por isso que eu esteja só há uns 10 meses) eu quero me relacionar com elas. Ter amigos. O que é uma pessoa sem amigos?


É quando estou no auge do meu pesadelo mental-emocional que me recordo que há um amigo mais chegado do que um irmão, que me amou e me ama apesar de todos os meus defeitos. Jesus! Ele, o nosso melhor amigo! O fiel companheiro que nunca nos abandona! Somente Jesus, mesmo passando por tudo o que passamos, nos dá força e graça para prosseguirmos, dia após dia.


Ele me traz à memória tudo o que já tem feito por mim. Mostra-me que, mesmo eu sofrendo por minha carne querer dar uns amassos em alguma menina, eu devo continuar confiando n’Ele, pois Ele está preparando a minha esposa, que será minha mulher pelo resto dos meus dias. Mostra-me que ainda há tempo para cultivar boas e duradouras amizades. Mostra-me que eu devo mostrar quem eu sou, sem medo de machucar as pessoas: elas ainda possuem pra mim uma palavra chamada “perdão”. E eu também tenho o perdão quando for machucado.


E as forças voltam. O ânimo aumenta e a vida continua. Apesar de tudo o que acontece com a gente, Deus está conosco. Supere os momentos de tristeza se agarrando no Senhor, porque Ele nunca te abandona! Eu não sou perfeito, nós não somos, mas um dia seremos. Enquanto isso, procuremos ser o melhor que nós podemos ser, a cada dia melhorando, vencendo nossos medos, superando as nossas limitações, quebrando nossos preconceitos, ultrapassando nossas dificuldades... e sendo felizes.


Desculpem pelo desabafo. Têm certas coisas que nós não devemos morrer com elas. São 1 e 22 da manhã.


Cansei! Vou dormir...


Mais um dia maravilhoso me aguarda.


Boa Noite!!!


Abraão Costa Gusmão.

3 comentários:

Unknown disse...

Primeiraaaaaaa\o/
Pois é Abraão, acho que eu já te falei isso...tu é muito LARYSSA sabia??????kkkkkkkkk

Mas ainda bem q com todas essas nossas pirações, defeitos e tudo o que tu disse...existe um alguém que nos entende por completo, que nos ama mesmo assim e nunca nos magoa,né???

Parabéns por + um belo texto,Deus te abençoe e ELE TE AMA MUITO...tu sabe ,né?
;)
=***

Nágila disse...

Oi Abraão...
Li alguns dos seus textos, inclusive esse, e vi q nós nos parecemos muito...
Mas acho q todo mundo é assim msm...
Às vezes dá vontade de desabafar... Mas vc é muito corajoso, não tenho coragem de me abrir assim na net, tenho uma coisa chata de me preocupar com o que os outros vão pensar...
Mas é exatamente o q acontece comigo. Não sei se com vc é assim mas quando escrevo algo (off-line, claro...rs..) que vou ler depois, começo a rir do que escrevi, pois aquilo já não faz mais nenhum sentido... estranho né... as vezes nem eu me entendo...
Ei qlqr dia me add no msn ta, pra gente conversar...
Sou da assémbleia também (ant bezerra)

(nagilinhazinha@hotmail.com)

Unknown disse...

um abraço ae meu brother
que Deus te ilumine mais e mais
e te faça um canal para o seu conhecimento
a paz seja contigo